Vol. 23 – Núm. 3 – 2022

Propuesta de Control de Inventarios en una Empresa Comercial

Delia Vidalina Aquima Vilca, Irma Pari Rivera y Pedro Orlando Vega Espilco (Perú)
Publicado septiembre 2022
La inspección de los inventarios es de suma relevancia para mantener el correcto balance de existencias en los almacenes de toda organización empresarial. Aplicando un debido control de inventarios se logrará fijar un control eficaz con los correctos registros contables, proporcionando una solución a la gerencia de la empresa, para el adecuado manejo de sus inventarios. Así, el presente análisis tiene como objetivo una propuesta de control de inventarios en la empresa Fibras del Sur S.A.C. Arequipa-Perú para el período 2021. La metodología utilizada fue tipo descriptiva porque se intentó referir las circunstancias que ocurren en la organización. De diseño no experimental y corte transversal. La población se conformó por el personal que labora en los almacenes con un total de 15 empleados del área de contabilidad. Los datos fueron obtenidos por la documentación, observación y mediciones estadísticas periódicas, por medio de una encuesta cuyo cuestionario constó 10 preguntas cerradas en relación a los componentes da las inspecciones de inventarios de la entidad comercial objeto de estudio. El resultado obtenido, según los encuestados, resultó que un 87% está de acuerdo en que debe implementarse un control de inventarios en la empresa. En conclusión, se necesita de una vigilancia interna exhaustiva de inventarios automatizados que garanticen el buen funcionamiento de esta área de almacenamiento de los materiales que deposita la empresa Fibras del Sur S.A.C para su venta posterior.

 

Análise da cultura organizacional em uma organização familiar do ramo alimentício

Michel Barboza Malheiros, Silvia Patricia Cavalheiro de Andrade, Roger da Silva Wegner Y Vanessa Piovesan Rossato (Brasil)
Publicado septiembre 2022
O objetivo principal deste estudo foi analisar a cultura organizacional de uma organização familiar e se esta se apresenta como conservadora ou inovadora. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, caráter descritivo e abordagem qualitativa. Toda a população da organização foi considerada. O instrumento utilizado para a obtenção dos dados primários foi um roteiro semiestruturado de entrevista, além da observação livre não participante. Para a obtenção dos dados secundários, foi utilizada a análise documental. Para a análise dos dados obtidos por meio da entrevista realizou-se a análise de conteúdo e, para os dados secundários, adotou-se a análise documental. A cultura organizacional foi analisada através de quatro categorias analíticas: formação de identidade, liderança, regras não escritas e orientação externa. A categoria analítica formação de identidade, em sua maioria, apresenta-se como inovadora, com alguma tendência à conservadora. A liderança assume uma posição mediana no continuum, com tendência a características mais conservadoras. Quanto às regras não escritas, identificam-se traços mais conservadores. Por fim, a orientação externa apresenta-se numa posição mediana com tendência a traços mais inovadores. Desse modo, pode-se inferir que a organização investigada apresenta um potencial de flexibilidade cultural mediano com características conservadoras e inovadoras.

 

Práticas da contabilidade gerencial e sua utilização por indústrias do setor calçadista

Leidiane de Lima Rossine, Lucas Almeida dos Santos, Daniele de Oliveira Bertagnolli y Pablo dos Santos Feltrin (Brasil)
Publicado septiembre 2022
Devido ao mercado cada vez mais competitivo e dinâmico é importante que os gestores possam ter informações que sejam relevantes e precisas para o processo decisório e para isso a contabilidade gerencial proporciona estas informações, sendo elas tempestivas e confiáveis para a execução de suas atividades e gestão empresarial. Neste sentido, este estudo que teve como objetivo analisar como as práticas de contabilidade gerencial podem auxiliar as indústrias do setor calçadista do Rio Grande do Sul, apresenta-se como uma pesquisa Survey, classificada metodologicamente como qualitativa, descritiva, explicativa e bibliográfica, tendo seus dados coletados por meio de questionário eletrônico aplicado a 10 indústrias do ramo calçadista via e-mail. Dentre os principais resultados encontrados, percebeu-se que a formação dos gestores está atrelada a contabilidade, os quais, em sua maioria, ocupam cargos variados ramificados da ciência contábil. Quanto as indústrias participantes, pode-se destacar que a maioria destas estão a mais de seis anos no mercado, sendo este cenário de atuação considerado competitivo. Vale destacar que os gestores consideram a contabilidade como importante ferramenta na geração de informação para o processo decisório e que dentre as práticas contábeis utilizadas, estas tendem a uma maior adesão pelas relacionadas a custos, controle financeiro e avaliação de desempenho.

 

Entendendo a aplicação do neuromarketing no mercado de luxo

Felix Hugo Aguero Diaz Leon y Luciano Augusto Toledo (Brasil)
Publicado septiembre 2022
O neuromarketing é uma vertente do campo do marketing, que visa estudar os cinco sentidos humanos e a relação com os processos de compra. Esta vertente passou a ser utilizada como estratégia por diversas empresas, em destaque as varejistas de luxo, em que visam conquistar o cliente pelos sentidos atrelados aos seus produtos e serviços. O objetivo do presente trabalho é compreender se as ferramentas do marketing sensorial, ou neuromarketing, influenciam os consumidores do mercado de luxo. Para isso, foi realizada uma pesquisa de exploratória de caráter qualitativa, sendo realizada entrevistas com consumidores do mercado de luxo, e gestores de marketing.
Publicado en Sin categoría

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

*

Categorías