Ambidiestrismo organizacional: su impacto en los recursos humanos
Tamara Rodríguez-González y Guillermo Santiago Sierra (España)
Publicado junio 2022
El presente trabajo se ceñirá a todo lo relacionado con el ambidiestrismo organizacional. Se estudiará dicho concepto desde diferentes perspectivas y ámbitos, ya sea su origen, su definición, sus antecedentes o su tipología. Asimismo, se especificará la importancia que supone para una empresa aplicar este tipo de aprendizaje organizativo, así como los problemas y tensiones que puede suscitar la misma. Dichas tensiones se resuelven a través de dos mecanismos, los cuáles son la exploración y explotación. Además, se plantearán varias alternativas al ambidiestrismo organizativo. Por último, se explicará la relación entre dicho término y el factor humano.
Doação de sangue: a motivação dos discentes de ciências contábeis numa universidade brasileira
Bárbara Colognesi de Godoi y Vidigal Fernandes Martins (Brasil)
Publicado junio 2022
Doação de sangue, um gesto tão simples que salva vidas. E é neste contexto que se mostra importante entender como os estudantes universitários contribuem para que os Hemocentros estejam abastecidos. O presente artigo procurou identificars fatores motivacionais que conduzem os discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia a participar das doações de sangue. Foi utilizada a metodologia quanti-qualitativa de caráter exploratório para assim identificar quantos discentes doam sangue e a razão pela qual praticam ou não o ato da doação. O resultado da pesquisa se mostra interessante, pois mesmo que muitos discentes ainda não tenham doado sangue, o interesse em doar se mostrou admirável.
Quantos planetas são necessários para você viver? Pegada Ecológica de estudantes de Ciências Contábeis
João Ricardo de Paula Higino, Tatiane Hilgenberg, Franciele Machado de Souza y Alison Martins Meurer (Brasil)
Publicado junio 2022
A Pegada Ecológica (PE) em sua essência mede o impacto que cada indivíduo causa no planeta em relação aos recursos naturais. Assim, a presente analisou os fatores que influenciam a pegada ecológica dos estudantes do curso de Ciências Contábeis, no ano de 2020, de uma instituição de ensino superior (IES) da região Sul do Brasil. A pesquisa utilizou-se de uma survey online para a coleta de dados, sendo analisadas 139 respostas válidas a partir de estatística descritiva, testes de Kruskal-Wallis, teste t, ANOVA e correlação de Spearman. Foi possível constatar que a PE dos estudantes participantes desta pesquisa é de 7,44 planetas para o gênero feminino, 7,50 para o masculino e 7,46 para a PE geral. Os achados indicaram não haver diferenças entre os componentes da PE e a PE conforme o gênero e ano cursado e os resultados revelaram que os componentes de consumo Serviços e Bens foram os principais fatores associados à PE. Assim, apesar de suas limitações, a PE é uma ferramenta importante para se trabalhar com os estudantes, pois tem a capacidade de converter o comportamento pessoal em dados quantitativos e auxiliar na Educação para a Sustentabilidade.
Deja una respuesta